12 de out. de 2012

Palavra de Vida - Outubro de 2012

 == 
”Ide fazer discípulos entre todas as nações...” (Mt 28,19).
====
     “Foi-me dada toda a autoridade no Céu e na terra. Ide fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28, 18-20).
     Jesus havia ressuscitado. Haviam-se passado quarenta dias desde a sua ressurreição. Seguindo as orientações do Senhor, os apóstolos comparecem no alto de uma montanha. Não estavam todos. Faltava Judas Iscariotes, que havia se excluído da comunidade apostólica. Conta-nos São Mateus, Apóstolo e Evangelista, testemunha, portanto, que alguns duvidavam. É Jesus? É verdade que Ele ressuscitou? A fé de alguns vacilava. Por isso, Ele diz:          “Foi-me dada a autoridade no Céu e na terra”.
Apesar de suas duvidas, confia-lhes uma importante missão.
===
”Ide fazer discípulos entre todas as nações...” (Mt 28,19).
 ===
    As nações daqueles tempos tinham outros nomes. Os Apóstolos certamente não conheciam sua geografia e história. Mas era preciso ir. A fé e o Espírito Santo os levariam até o fim do mundo. Os Caminhos eram os do mar. Assim como naquele dia, Jesus desafiara a fé de Pedro para que andasse sobre as águas do mar da Galileia, agora, desafia a todos a atravessar os oceanos para levarem a boa nova da salvação e fazer discípulos em todos os povos. Jesus desafia seus discípulos a enfrentarem idiomas desconhecidos para oferecer-lhes o idioma universal do AMOR de Deus. Promete-lhes sua companhia: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).
     Os Apóstolos, dez dias depois, receberam o Divino Espírito Santo e foram saindo de Jerusalém e tomando os caminhos do mundo. Houve muita perseguição. Muito sangue foi derramado.
Jesus Ressuscitado, porém, nunca deixou de confirmar o anúncio do Evangelho com sua presença. “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).
===
”Ide fazer discípulos meus entre todas as nações...” (Mt 28,19).
 ====
     Foi assim que o Evangelho foi sendo levado e entregue de geração em geração, e chegou até nós. Nesta tradição nos encontramos. Nela fomos inseridos pelo sacramento do Batismo. Através dele recebemos as virtudes teologais (a Fé, a Esperança, e a Caridade) e os Dons do Espírito Santo (a Sabedoria, o Entendimento, a Ciência, a Fortaleza, o Conselho, a Piedade e o Temor de Deus). O evangelho anunciado continua fazendo discípulos entre os ouvintes atentos, através dos contatos pessoais dos Santos e dos nossos.
===
”Ide fazer discípulos meus entre todas as nações...” (Mt 28,19).
====
   Neste mês de outubro, mês missionário e do rosário, no dia 11 completam-se cinquenta anos do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, que o beato Papa João XXIII havia anunciado no dia 25 de janeiro de 1959, festa da conversão do apostolo São Paulo. João XXIII queria levar a Igreja para uma “Nova Evangelização”.
===
”Ide fazer discípulos meus entre todas as nações...” (Mt 28,19).
 ==
    Cinquenta anos depois, o nosso Papa Bento XVI convocou toda a Igreja para proclamar e viver um Ano da Fé (“Porta Fidei” - Carta Apostólica de Bento XVI). Também nesta perspectiva do Ano da Fé queremos viver neste mês de Outubro a Palavra de vida:
===
”Ide fazer discípulos meus entre todas as nações...” (Mt 28,19).
===
     Assume sempre maiores proporções o Rio da Jornada Mundial da Juventude que se dará no final do mês de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. Antes, porém, desde o final da JMJ em Madrid, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora estão peregrinando pelo Brasil em missão evangelizadora.
Estarão entre nós em Florianópolis no dia 12 de janeiro de 2013.
==
”Ide fazer discípulos meus entre todas as nações...” (Mt 28,19).
 ==
Vamos viver esta Palavra de Vida o melhor que pudermos para evangelizar muitos Jovens no contexto de suas famílias.
Vamos conhecer o programa que o Setor da Juventude de nossa Arquidiocese está passando para todos os jovens que vivem conosco e os que podemos alcançar.
===
”Ide fazer discípulos meus entre todas as nações...” (Mt 28,19).
==
Pe. Pedro Adolino Martendal 
Diretor Espiritual do Movimento Pólen
===
Em Cristo
Dani, Ale, Nicollas e Matheus.

Nenhum comentário: