7 de jul. de 2013

Palavra de Vida – Julho de 2013

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Desde aquele distante dia 21 de agosto de 2011, ultimo dia da Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha, o nosso Papa, então, Bento XVI entregou a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora aos jovens do Brasil.
Alguns polens estavam lá. Muitos de nós aqui acompanhamos através da televisão e da internet. Com esses Ícones Sagrados, que o Bem aventurado Papa João Paulo II confiara aos jovens do mundo para as JMJ, os jovens brasileiros retornaram as suas famílias e as suas Dioceses no Brasil e logo em seguida, nós vimos acontecer o inicio da peregrinação da Cruz Missionária e do Ícone de Nossa Senhora pelo imenso território do nosso país.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Com os ícones, os jovens trouxeram também o mandato missionário de Jesus que Bento XVI lhes entregou. “ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Muitos de nós, entramos nesse Rio de evangelização e espiritualidade evangelizadora que nos leva, sempre com maior fervor e expectativa à cidade do Rio de Janeiro, onde em breve, de 23 a 28 de julho, estará também o nosso Papa Francisco. Ele vem ao nosso país para juntar-se a nós e evangelizar, isto é, “fazer discípulos entre todas as nações” que naqueles dias estarão concentradas na cidade de São Sebastião e do Cristo Redentor. 

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Peçamos, desde já, a graça para todos os jovens peregrinos para que ao regressarem aos seus Países, seus Estados, suas Dioceses, Paróquias, Comunidades ou Movimentos de vida cristã, venham mais conscientes e decididos a viver a missão de fazer discípulos e, compartilharem o que viram, ouviram e guardaram no seu coração. Peçamos também a graça da curiosidade para todos os que não podendo ir ao Rio de Janeiro, acolham a JMJ em suas vidas e famílias através dos Meios de Comunicação.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Que os assuntos da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude se
tornem Boa Noticia em cada um de nós e em muitas pessoas, a partir de hoje.
Além do que você sabe informe-se mais para conseguir comunicar muito mais a um grande numero de jovens e seus familiares.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Mas, o que é fazer discípulos?
 - É levar a notícia que São João Batista deu a dois de seus discípulos: “Eis o
Cordeiro de Deus” (Jo 1, 41 -42); É contar a própria experiência de encontro com Cristo, a exemplo de André (Jo 1, 41 – 42); É falar aos amigos sobre o chamado que recebeu de Cristo a exemplo de Filipe (Jo 1, 43-51); É, a exemplo de Saulo de Tarso, contar a sua conversão em Paulo Apóstolo. (Atos 9, 1ss); É atrair, através da caridade fraterna, jovens e crianças, adultos e idosos a viverem também a caridade cristã, a exemplo dos Santos e Santas de todos os tempos, do passado e dos dias atuais. O testemunho de fidelidade ao Batismo, a Fé católica, a Igreja e aos compromissos assumidos com Deus, com a Igreja e o próximo, é excelente evangelização.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Pe. Pedro A. Martendal
Diretor Espiritual

 Em Cristo

Ricardo e Fátima

Nenhum comentário: